UEM conquista Selo Social em 28 projetos nas áreas sociais e ambientais

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi reconhecida pelo Programa Selo Social 2024, certificação que destaca ações de impacto social alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Na última terça-feira (04/02), a instituição recebeu o selo dentro do ciclo “Inovando e Integrando Maringá”, pela contribuição de 28 projetos desenvolvidos por seus pesquisadores e coordenadores.
A vice-reitora Gisele Mendes representou a universidade na cerimônia, realizada no Teatro Calil Haddad. Ela agradeceu a comissão organizadora e os coordenadores dos projetos que participaram do ciclo 2024.
O evento celebrou os resultados alcançados por 66 organizações, entre empresas, órgãos públicos e entidades da sociedade civil. Juntas, somaram 235 iniciativas, 596 impactos sociais e 2.426.909 atendimentos à população durante o ciclo.
O programa é promovido pelo Instituto Selo Social e conta com articulação das prefeituras de Maringá (por meio da Secretaria de Assistência Social), Sarandi e Paiçandu. As capacitações oferecidas às organizações participantes são gratuitas.
Vale destacar que Maringá foi a primeira cidade do Paraná a aderir ao programa em 2022. Desde 2023, a iniciativa também conta com a participação de organizações dos municípios vizinhos de Paiçandu e Sarandi, ampliando ainda mais o impacto social na região.
O ciclo “Inovando e Integrando Maringá” contou com diversas novidades no processo de certificação, dentre eles uma nova plataforma para submissão de projetos sociais. Em 2024, um dos critérios de certificação foi que as organizações planejassem e executassem alguma inovação dentro das iniciativas que desenvolvem além de comprovarem qual meta dos ODS que impactaram com suas iniciativas.